MacStation te conta 5 coisas que fazem o carregador do celular esquentar e você não sabia

Aquecimento excessivo do dispositivo pode causar problemas no celular e até mesmo provocar acidentes. Saiba motivos e saiba evitar temperaturas altas no carregador.

Luciana Gemignani

6/5/20232 min read

Aquecimento excessivo do dispositivo pode causar problemas no celular e até mesmo provocar acidentes. Saiba motivos e saiba evitar temperaturas altas no carregador.

O carregador do celular, assim como o próprio aparelho, também pode aquecer e chegar a uma temperatura mais alta eventualmente. Os motivos são variados, desde carregadores com defeito ou alguma tomada com problema na rede elétrica, até o uso de dispositivos falsificados. Este problema pode não só afetar a vida útil do carregador, como também prejudicar a durabilidade do próprio smartphone, visto que eles ficam conectados diretamente.

Há inúmeras maneiras de driblar o aquecimento e é importante segui-las para um funcionamento saudável de seus dispositivos, até para evitar possíveis acidentes mais sérios. Quando o aquecimento passa a não ser suportável ao tato, o usuário deve adotar medidas para o resfriamento do carregador. Veja a seguir, cinco coisas que fazem o carregador do celular esquentar e dicas para evitar a situação.

1. Carregador falsificado

2. Carregador não compatível com o celular

3. Carregamento em locais quentes

4. Utilização de filtros de linha defeituosos

Confira algumas dicas para evitar o superaquecimento do carregador

  • Não usar carregadores falsificados;

  • evitar o carregamento rápido, a não ser que o celular suporte;

  • evitar o descarregamento completo da bateria;

  • não jogar ou realizar muitas tarefas no celular durante o carregamento;

  • não deixar o smartphone superaquecer.

5. Usar o celular durante o carregamento

Com telefones multitarefa disponíveis no mercado atualmente, o aquecimento do aparelho é quase uma coisa natural de acontecer. Seja em jogos ou até mesmo navegando por várias rede sociais ao mesmo tempo, fazer isso com o aparelho no carregador pode dobrar seu aquecimento, fazendo com que ambos superaqueçam. A utilização do celular no momento do carregamento também pode fazer com que os fios se dobrem, dificultando a passagem de energia.

Uma dica valiosa é fazer do período de carregamento um momento de descanso, tanto para o celular quanto para o carregador. Não deixar o smartphone carregando durante a noite inteira ou pendurado na tomada direto também pode ajudar a prolongar a vida útil do dispositivo.