MacStation te conta fatos curiosos sobre o iPhone que você precisa conhecer

Celular da Apple está repleto de números históricos, recursos interessantes, polêmicas memoráveis e algumas derrotas. Dispositivo foi anunciado por Steve Jobs em 2007 e completou 16 anos em 2023.

Luciana Gemignani

6/5/20231 min read

Celular da Apple está repleto de números históricos, recursos interessantes, polêmicas memoráveis e algumas derrotas. Dispositivo foi anunciado por Steve Jobs em 2007 e completou 16 anos em 2023.

Primeira versão do iPhone não tinha 3G

A primeira versão do iPhone, cujas vendas se iniciaram em junho de 2007, era muito mais simples do que os aparelhos disponíveis atualmente. O celular possuía conexão via rede Wi-Fi e Edge, sem ser compatível com a rede de internet de terceira geração. Além da falta do 3G, o iPhone Original tinha uma tela do tipo TFT com 3,5 polegadas e resolução de 320 x 480 pixels. De acordo com o site GSMArena, o primeiro modelo vinha com um chip de 412 MHz, uma única câmera de 2 megapixels e bateria de 1.400 mAh.

iPhone 6 se tornou o celular mais vendido da história

Apesar do trauma e do prejuízo conquistado pelo iPhone 6 Plus, o modelo tradicional – lançado naquele mesmo ano – teve seus momentos de glória. Nas primeiras 24 horas de pré-vendas, tanto o iPhone 6 Plus quanto o iPhone 6 chegaram a vender mais de 4 milhões de unidades. A versão mais simples do aparelho não parou por aí: tornou-se o smartphone mais vendido da história, totalizando mais de 220 milhões de unidades cormecializadas no mundo. Apenas quando o ranking é ampliado para celulares mais simples é que a maçã cai duas posições, perdendo o pódio para a Nokia.

Demorou para ter tela grande

Uma grande inovação nos modelos de celulares da Apple foi o aumento da tela touchscreen. Em 2014, ao lançar os iPhone 6 e iPhone 6S, a fabricante animou seus consumidores com o gigante (para época) iPhone 6 Plus. O aparelho era o primeiro da marca a vir com tela de 5,5 polegadas. Apesar de ser considerado pequeno para os padrões atuais, o celular foi apelidado de “phablet”, que seria uma mistura de celular (phone) e tablet, devido ao tamanho do display.